sábado, 10 de julho de 2010

Ódio do Nordeste!

Postado por Indecisão Feminina às 10:57

Comunidade no Orkut declara ódio as vítimas das enchentes do Nordeste
Desde que as fortes chuvas caídas no mês de junho devastaram 67 municípios de Pernambuco e quase 30 de Alagoas, a solidariedade, não só dos nordestinos, mas de todo o Brasil tem sido vista em forma de doações para aqueles que perderam tudo. Na contramão, internautas que se utilizam da rede social Orkut passaram a demonstrar outro tipo de “preocupação” com as vítimas das enchentes: um possível aumento da migração de nordestinos para o Sudeste.


Cheias de depoimentos preconceituosos e discriminatórios - os usuários chegam a se referir aos nordestinos como merdestinos e animais -, as comunidades abrigam declarações do tipo: “Pessoal com essas enchentes no nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, tô muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui”, declarou a usuária Julia Shellman, membro da comunidade Eu odeio nordestino. As frases postadas pelos membros da comunidade causam estarrecimento não só pelo preconceito com a região, mas igualmente pela falta de sensibilidade e respeito aos mais de 50 mortos e mais de 100 mil desabrigados e desalojados nos dois estados.

Confira trechos do diálogo entre os jovens sobre o assunto:

Nadine Santos: “eles deviam aproveitar que alagou tudo por la e nadar um pouquinho eles adoram agua suja...”
Thomas Rebel: “Eles não conseguem nadar, pois a cabeça deles os faz afundar como uma ancora! Mas o q seria mais sujo, a agua da enchente ou os merdestinos? // Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal q não sabe nadar!!!"
Outras comunidades similares também existem (algumas desde 2008) como a intitulada Não queremos nordestinos em SP e Eu odeio o Nordeste, mas o conteúdo ganhou proporção o marcador Enchente no Nordeste começou a ser divulgado na rede de microblogs Twitter. Ofendidos, nordestinos passaram a responder no mesmo tom de ofensas com que foram atacados e prometeram denunciar aos responsáveis legais do Orkut e à Polícia Federal a prática discriminatória do grupo.

O psicólogo americano Allport, criador do método para medir o preconceito na sociedade, definiu: “o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem se transformar em raiva e hostilidade”. Já para o filósofo Adorno (1950) o preconceituoso possui “uma personalidade autoritária ou intolerante”. Seja qual forem os motivos que levaram estas pessoas a divulgar o ódio que sentem pelos nordestinos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já está adotando as medidas necessárias para punir os responsáveis.

“Identificamos na comunidade o crime de racismo, incitação a violência, incitação ao crime e vamos levar o caso a Polícia Federal. Há ainda a possibilidade de o estado de Pernambuco entrar com uma ação contra o Google que permitiu e permite que estas páginas estejam no ar”, explicou o procurador do MPPE José Lopes, especialista em crimes cibernéticos.

Por Ana Luiza Machado da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

3 comentários:

Marcela disse...

Chocada.

T@rcisio disse...

Achei uma palhaçada
tem mais é q divulgar isso pra que todos os orgãos fiquem cientes do que se passa na internet.

te amo mow

=**

Profdiafonso disse...

Olá, Dayene!

Primeiro, obrigado por seguir o Terra Brasilis. Seja bem-vinda.

Segundo, escrevi um artigo endereçado a alguns palhaços (como bem disse o T@rciio no comentário acima)paulistas ou paulistanos quem pensam que SÃO. O end. do artigo segue abaixo:

http://profdiafonso.blogspot.com/2010/07/os-nordestinos-e-o-preconceito-paulista.html

Abs!

ps. Você é quem estou pensando? rsrs

Postar um comentário

 

Indecisão Feminina Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review